Pin TPO Dicas do Jalapão por Joálisson Gusmão

11 fevereiro, 2019
Autor: Redação

O advogado Joálisson Gusmão, de 26 anos, fez uma viagem incrível pelo Jalapão, no Tocantins. Ele aproveitou um feriado prolongado de 4 dias para conhecer mais um lugar maravilhoso do nosso Brasil.

Por aqui, Joálisson compartilhou toda sua experiência, e ainda passou dicas essenciais para quem quer planejar uma viagem para um dos lugares mais procurados do país. Entre aqui e confira tudo!

TPO – O que te inspira e te move na busca de novos destinos e viagens?

JOÁLISSON: Eu sou do interior da Bahia, da cidade de Itapetinga. Aos 17 anos, vim estudar em São Paulo e, desde então, são quase 9 anos na capital. Por conta da distância, realizei meu primeiro voo quando retornei à minha cidade para visitar meus pais. Daí, pude ver que a distância era um obstáculo superável. Como São Paulo me abriu novos horizontes, sempre que conseguia conciliar férias de trabalho e faculdade, finais de semana com feriados prolongados, passei a explorar um pouco do Brasil, América do Sul, mais recentemente a Europa, e tenho buscado conhecer a cultura e a história de outros lugares. Costumo dizer que enquanto houver lugar desconhecido para mim no mundo, tentarei explorá-lo e preencher o mapa que tenho na parede do quarto, no qual marco os lugares que já visitei.

 

TPO – Qual foi o melhor conselho que já recebeu sobre “viagens”?

JOÁLISSON: “O segredo é não se desesperar!” É comum acontecerem ‘perrengues’ nas viagens. Quando fui à Itália, por exemplo, enfrentei uma frente fria da Sibéria que provocou uma nevasca sobre o país. Na ocasião, eu estava em Bolonha, e tinha como próximo destino Florença. Resultado: neve sobre os trilhos, trem cancelado. E agora, o que fazer? O segredo é não se desesperar! O idioma pode até ser uma barreira, mas há outras formas de comunicação.

 

TPO – Depois de já ter conhecido e desbravado alguns destinos, o que ainda te assusta?

JOÁLISSON: Eu fui agraciado em não ter tido grandes problemas em minhas viagens. Não me lembro de algo que possa efetivamente ter me assustado. Mas ouvir alguns relatos de extravio de bagagem, principalmente na ida, me deixa um pouco apreensivo.

 

TPO – Playlist da Trip:

JOÁLISSON: Gosto muito de uma banda Irlandesa chamada Rend Collective. O estilo folk faz uma bela trilha sonora nas aventuras.

 

TPO – O que não pode faltar nessa mala?

JOÁLISSON: A inesquecível e incomparável câmera fotográfica. Ainda que os celulares sejam um excelente acessório na hora de registrar os momentos, a mobilidade da câmera fotográfica, para mim, é indispensável. A foto sai do jeito que a gente quer 🙂

 

TPO – Como você chegou lá? 

JOÁLISSON: O Jalapão ainda é um lugar pouco acessível, em que pese já estar sendo explorado turisticamente com muito mais afinco. Para chegar ao parque, o ponto de partida começa no Aeroporto de Palmas. O parque fica a cerca de 200 km da capital, mas o acesso, via estrada de terra vermelha, areia branca e cascalho, nos indicam que a melhor forma de chegar ao local e fazer os passeios pelos fervedouros e cachoeiras, localizados em propriedades privadas, é mediante expedição realizada pelas agencias de turismo. Devido à peculiaridade da estrada, o trajeto todo é realizado em caminhonete 4×4.

 

TPO – Mala de rodinha ou mochilão?

JOÁLISSON: Sem dúvidas, mochila! Mais prático, mais rápido e o passeio não requer luxos. Leve o suficiente para se manter durante o período. Minha mochila de 40L foi suficiente para os 4 dias.

 

TPO – O que não dá pra perder?

JOÁLISSON: Os fervedouros. Ver a nascente das águas “ferverem” a uma profundidade superior a 3 metro, em um lugar onde você não afunda, devido à pressão das nascentes, é algo indescritível.

 

TPO – Onde e o que comer?

JOÁLISSON: A região é muito simples. Povo humilde, sem luxos, mas extremamente acolhedor. Nos passeios realizados com agências, estão inclusas todas as refeições e hospedagem. As refeições são feitas em restaurantes locais, geralmente montados na frente ou nos fundos das residências de moradores, assim como as hospedagens. Não deixem de comer tapioca passada na manteiga no café da manhã. Para os fãs de farofa, como eu, experimente todas, no almoço e no jantar. E não deixe de levar para casa a famosa paçoca, uma espécie de farofa feita com carne de sol triturada. Uma delícia!

 

 

TPO – Onde se hospedou?

JOÁLISSON: As hospedagens são feitas em pousadas criadas por moradores locais. Não há resorts, hotéis fazenda, nem hotéis cinco estrelas. Você compartilha da vida local das pessoas, com um detalhe marcante: por mais simples que seja, eles te oferecem o melhor que eles têm. O maior luxo é o ar-condicionado. Impossível dormir sem ele estar ligado.

 

TPO – Em qual época do ano você escolheu ir para esse destino?

JOÁLISSON: Fui em novembro, feriado prolongado de consciência negra. Saí de São Paulo na noite de sexta, após encerrar o expediente no escritório. Devido às conexões, cheguei em Palmas no sábado pela manhã, quando o guia me encontrou no aeroporto, e retornei na madrugada de quarta-feira, direto para o trabalho. Isso é que aproveitar cada minuta da aventura!

 

 

TPO – Fatos engraçados:

JOÁLISSON: O que fazer se o carro quebrar no meio de uma estrada de terra deserta, sem sombra por perto? No nosso caso, precisamos esperar o motor esfriar. O calor foi tanto que a temperatura do motor chegou a quase 200 graus. Precisamos esperar um pouco para depois seguir o caminho. Depois que passa, a gente rir.

TPO – Cereja do Bolo:

JOÁLISSON: De tudo o que vi, nada me deixou mais emocionado do que a vida do Seu Juraci, senhor de 56 anos, descendente de quilombola e morador de uma comunidade quilombola local. Em todo seu tempo de vida, jamais saiu do Jalapão. Sua história me inspirou a escrever um pouco em uma fotografia sua no insta. Dá uma olhada lá!

 

Galeria de imagens de Joálisson pelo Jalapão:

Obrigada Joálisson, adoramos sua viagem. E para conferir mais dicas sobre esse lugar maravilhoso que o Brasil nos proporciona, entre aqui e confira nosso post especial com dicas do Jalapão.

 

 

Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!

• Faça um comentário deste assunto •

Posts Relacionados