Se tem uma coisa que o nosso nordeste nos proporciona com toda certeza, são lugares paradisíacos e incríveis. Sabemos que muitos desses destinos já foram dominados por turistas, não que isso seja um problema, porém que dá um gostinho especial viajar para lugares tranquilos e praticamente desertos, não podemos negar, né?! A vila de Santo André, na Bahia é um ótimo exemplo, e por isso, trouxemos tudo sobre esse paraíso incrível por aqui.
Vem com a gente e conheça um dos lugares mais calmos da Bahia!
Santo André, é um pequeno vilarejo, no distrito de Santa Cruz Cabrália, localizado apenas a 26 km de Porto Seguro, na Bahia. Com aproximadamente 800 habitantes, 13 km de costa com praias semivirgens envolta por coqueirais, beirada por manguezais e voltada pelo Rio João de Tiba, o lugar pertence à uma área de proteção ambiental chama Ecossistema Manguezal.
É um lugar tão nativo, pouco explorado, tranquilo e paradisíaco, que não precisamos nem explicar o por que de a seleção de futebol alemã escolher esse destino para ser o Campo de Base durante a Copa do Mundo em 2014, aqui no Brasil, né?!
Como Santo André possui o rio e mangues muito próximos, suas praias são as menos azuis da Costa do Descobrimento, o que não as tornam menos bonita, pois em contrapartida, seu pedaço de Mata Atlântica nativa, piscinas naturais com recifes, poucos turistas mesmo no verão e os inúmeros coqueiros nas orlas, fazem da paisagem ser um verdadeiro retrato. Então vamos conhecê-las melhor?
Praias de Santo André
Ponta de Santo André: Essa é a praia mais procurada da vila, e veja que engraçado, ela é praticamente deserta. Com uma infraestrutura simples, apenas para suprir as necessidades dos turistas, a Ponta é perfeita para banho, é protegida por recifes, muito procurada para a pesca, ideal para mergulho e também para atividades náuticas. Além disso, no mês de setembro acontece a desova das tartarugas por lá.
Ponta de Santo Antônio: Outra praia que também é praticamente deserta é a ponta de Santo Antônio, que esta a 9km de Santo André. Por lá, as águas do mar são mais claras, tranquilas e a faixa de areia é toda margeada por coqueiros. Um lugar rústico e tranquilo, a infraestrutura é bem simples, contando apenas com barracas modestas que oferecem algumas opções de bebidas e petiscos.
Praia das Tartarugas: Muito visitada também por pessoas que fazem passeios de escuna, a praia das Tartarugas nos oferece diversas piscinas naturais, coqueirais e é envolta pela Mata Atlântica. Ela está localizada apenas a 3 km da vila.
Mogiquiçaba: Um pouco mais distante das outras, a 23 km da vila, a praia de Mogiquiçaba é perfeita para praticar o surf. Além de ser deserta, com uma extensa faixa de areia, ela também conta com inúmeras aves marinhas, que fazem da paisagem ser ainda mais única.
Guaiú: A 16 km de Santo André, a praia que é acessada apenas a partir da aldeia de pescadores de Guaiú, é deserta e também nos presenteia com diversas piscinas naturais, além de ser a praia que tem as águas mais claras da região. Ela é perfeita para banho, vale a pena!
O que fazer em Santo André?
- Passear de Jeep pelas praias;
- Fazer o passeio de escuna para as piscinas naturais, parando em três pontos para mergulho: Coroa Alta, Alagadas e Corais de Araripe;
- Praticar a pesca oceânica (Santo André é um dos melhores pontos do mundo para a prática, principalmente para pesca de marlim azul);
- Atravessar o Rio João de Tiba de barco;
- Praticar Yoga – Santo André é um grande pólo da prática, tendo diversas pousadas que sediam workshops e rodas xamânicas, como a Pousada de Santo André, o resort Costa Brasilis e o Espaço Chácara do Céu.
- Apreciar em alguma praia um dos pores do sol mais lindos;
- Durante a noite, dançar muito forró, curtir alguns drinks e apreciar uma boa comida no Bar do Rio.
TÁ POR ONDE
Como chegar?
O aeroporto mais próximo da cidade é em Porto Seguro, que está a 25 km. Portanto, para quem escolher essa opção, o ideal é alugar um carro, contratar um transfer ou táxi que o leve para o destino final.
Porém, lembrando que para chegar na vila, é preciso atravessa o rio através de balsas, que transportam tanto pessoas a pé quanto de carro. O centro fica a 8 km do local de desembarque.
Santo André é pequeno porém como suas praias são mais distantes, para circular por elas é preciso de um carro. Caso você não alugue um, esses passeios podem ser feitos através de jipes disponíveis para aluguel ou barco.
Quando ir?
Em Santo André faz calor o ano todo, porém, nos meses de junho a agosto as chances de chuvas são maiores. Para quem busca mais agito, final de dezembro e janeiro é uma boa pedida. Já para quem prefere a tranquilidade e o sossego, a baixa temporada é a época certa. De setembro a março as tartarugas marinhas aparecem para desovar nas praias, além disso, em setembro também é o mês que acontece o Festival da Lagosta por lá. E para quem gosta de pescar, em dezembro rola um torneio de pesca do Marlim Azul.
Onde ficar?
- Resort Costa Brasilis;
- Casa Santo André;
- Pousada Corsario Santo André;
- Restaurante & Pousada Gaivota;
- Vila Araticum Praia.
E você, já conhecia esse paraíso?
TÁ POR ONDE