São Paulo: Pontos turísticos indispensáveis e melhores restaurantes

4 julho, 2018
Autor: Redação

Que São Paulo é uma cidade que nunca dorme, todo mundo sabe não é?! Existe programações para todos os gostos e idades, passeios culturais, os melhores restaurantes do Brasil, lugares de fácil acesso e atrações para todos os bolsos.

Como é praticamente impossível falar sobre a nossa tão amada “Selva de Pedras” em um único post, resolvemos fazer uma série com tudo o que você pode conhecer em São Paulo. Entre aqui e aproveite, pois as dicas estão ótimas!!!

São Paulo foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554, por padres jesuítas, com a construção de um colégio, localizado em uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduaeí. Foram 12 padres, sendo 2 deles os tão conhecidos Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, que levantaram a primeira estrutura da cidade.

A maior cidade do Brasil e do Hemisfério Sul, possui pouco mais de 12 milhões de habitantes, e é um grande polo econômico, cultural e político. Além disso, São Paulo é a 14ª cidade mais globalizada do mundo, recebendo o título pela GaWC – Globalization and World Cities Study Group & Network, possuindo moradores nativos de quase 200 países diferentes.

Com uma cidade tão incrível como essa, é impossível não achar algo legal para fazer e conhecer, todos os dias. Vamos começar com as dicas, então?

Pontos turísticos indispensáveis:

MASP – Museu de Arte Moderna: Um dos museus mais importantes do mundo, conta com um rico acervo permanente, além de reunir diversas exposições de artistas do mundo todo. O MASP também é muito conhecido pela sua arquitetura, já que sua estrutura possuí um vão livre enorme, que se estende em 70 metros sob quatro pilares. O museu ficar na Av. Paulista e o horário de funcionamento é: de terça a domingo, das 11h às 18h; e quinta-feira, das 11h às 20h.

Passeios turísticos em São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo: Outro ponto turístico que além de ser cultural, também chama muita atenção pela sua arquitetura, é o Theatro Municipal, um dos mais importantes do Brasil. Inaugurado em 1911, sua construção foi inspirada em uma incrível casa de espetáculos francesa, a Ópera Garnier, em Paris. O lugar que também é um conhecido cartão postal da cidade, curiosamente não apresenta peças de teatro, mas sim espetáculos de ballet, óperas e concertos. Sua entrada é gratuita, porém há opções de visitas guiadas e tickets cobrados de acordo com o espetáculo, sala e acento desejado. Os horários das visitações guiadas são: de terça à sexta: às 11h, 15h e 17h. Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h. No site do próprio Theatro Municipal você pode conferir a programação completa.

Theatro Municipal de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo: Em uma belíssima construção do ano de 1900, a Pinacoteca é o museu mais antigo da cidade, onde foi fundada em 1905 e regulamentada como pública estadual desde 1911. Seu acervo é grandioso e muito importante, abrigando obras de artistas renomados do mundo todo, além de possuir um dos maiores acúmulos de obras de arte brasileiras do país, abrangendo cerca de 10 mil peças. O lugar é lindo, e conta com um jardim incrível em seus arredores e está em frente à Estação da Luz, outra construção paulistana que vale muito a pena visitar. Para saber quais exposições estão em cartaz, acesse o site da Pinacoteca.

Edifício Altino Arantes – Farol Santander: O terceiro arranha-céu mais alto de São Paulo e o sétimo do Brasil, – também conhecido como Farol Santander, Edifício Banespa ou Banespão –, é um dos pontos mais interessantes de São Paulo. Com a arquitetura inspirada no Empire State Building, em Nova Iorque, o prédio conta com 35 andares, 161 metros de altura e um mirante incrível com a vista panorâmica da cidade. Além disso, ainda há algumas exposições e atrações em diversos andares do prédio. O horário de funcionamento é: de Terça a Sábado das 9h às 20h e Domingo das 9h às 19h. Entre no site do Farol Santander, para saber toda a programação.

Mercado Municipal Paulistano: Um passeio gastronômico indispensável em São Paulo, é o Mercadão – como é conhecido pelos paulistanos-. Inaugurado no dia do aniversário da cidade, porém no ano de 1933, o lugar reúne os mais frescos legumes, verduras, frutas, carnes, peixes e frutos do mar. Sem contar nos doces, massas e especiarias que encontramos por lá. Não podemos deixar de falar também nos pastéis de bacalhau e sanduíches de mortadela, que são muito famosos, já que milhares de turistas vão até lá só para experimentá-lo e no espaço gourmet, alguns restaurantes ótimos. O Mercadão também chama atenção pela sua arquitetura, ele está em uma construção histórica, projetada pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, revestido por 32 painéis subdivididos em 72 vitrais maravilhosos. Para conhecer melhor o lugar, acesse o portal do Mercadão.

Passeios ao ar livre:

São Paulo tem muito a oferecer, principalmente com atrações ao ar livre e próximos à natureza, veja só quais são as melhores opções:

  • Feira de artes da Benedito Calixto – todos os sábados;
  • Feira da Liberdade – todos os sábados e domingos;
  • Feira de Antiguidade do MASP – todos os domingos;
  • Feira do Bixiga – todos os domingos;
  • Minhocão só para pedestres – todos os domingos;
  • Av. Paulista só para pedestres – todos os domingos;
  • Pico do Jaraguá;
  • Borboletário Águias da Serra;
  • Instituo Butantã;
  • Parque do Ibirapuera;
  • Parque do Povo;
  • Parque Estadual da Cantareira;
  • Parque Villa Lobos;
  • Parque Burle Marx;
  • Parque Da Água Branca;
  • Parque do Trianon;
  • Parque Ecológico Guarapiranga;
  • Jardim Botânico de São Paulo;
  • Jardim da Luz.

Parque do Ibirapuera

Melhores restaurantes de São Paulo:

A Figueira Rubayat

Dicas alternativas de onde comer bem em São Paulo: 

Eataly São Paulo

Achou bastante coisa? Você ainda não viu nada, ainda teremos mais duas sérias para mostrar tudo sobre nossa cidade tão amada São Paulo. Fique de olho!

 

Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!

• Comentário no Blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

Posts Relacionados