Praia dos carneiros: uma das mais lindas do Brasil

25 abril, 2018
Autor: Redação

Se tem uma coisa em que somos bons é escolher lugares paradisícos para inspirar sua próxima viagem. Concorda? A seleção de hoje, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, é a Praia dos Carneiros, que encanta por seus 6Km de extensão de águas verdinhas, areias brancas e encontro do mar com o rio Formoso. Tamandaré, ao sul de Pernambuco, é o município onde fica a Praia dos Carneiros, outras quarto praias lindas, piscinas naturais e, ainda, excelentes opções de passeios e programações para e curtir.

Continue lendo para descobrir tudo sobre esse lugar paradisíaco.

Praia dos Carneiros, Pernambuco

A grande maravilha é que, com exceção dos feriados, Tamandaré não fica lotada como outras cidades pernambucanas, o que torna esse destino perfeito para quem prefere programas com menos agito como ver a lua nascer no mar, apreciar o tempo passando devagar e nadar pelas águas cristalinas, cercadas de arrecifes.

Como chegar

Para chegar até Tamandaré, o ideal é chegar de avião até Recife, alugar um carro e seguir pela PE-060 até Cabo de Santo Agostinho e depois, já em Tamandaré, pegar a PE-076 até a Praia dos Carneiros. Já de Maceió, a distância é de 150Km.

Onde ficar em Tamandaré

Embora fique há 10Km do centro de Tamandaré, Carneiros é o lugar ideal para ficar, já que é ali que ficam as melhores opções de hospedagem e restaurantes.

O que fazer em Tamandaré

Além da Praia dos Carneiros, a mais famosa e destino obrigatório, Tamandaré tem também as praias das Campas, Pontal do Lira, Boca da Barra e Tamandaré. Conheça outras atrações imperdíveis da cidade:

Capela de São Benedito – Construída no fim do século XVIII, a charmosa igreja fica dentro do Sítio Boa Esperança e é um dos símbolos principais da praia. A Igrejinha dos Carneiros, como também é conhecida, é muito procurada para casamentos e batizados e para conhecer seu interior há três alternativas: ser convidado para um evento lá; fazer a visita no último domingo do mês, quando acontece uma missa aberta ao público; ou bater um papo para convencer algum funcionário do sítio a abri-la.

Capela São Benedito, na Praia dos Carneiros

 

Mergulho – A biodiversidade marinha dos recifes de corais formados ao longo de milhares de anos e a água cristalina e quentinha da região fazem do mergulho uma atividade praticamente obrigatória a quem visita Tamandaré. Seja você um mergulhador iniciante (para mergulho de bastimo) ou experiente (dá para descer até 25m), o visual é de tirar o fôlego. Janeiro e fevereiro são os melhores meses para esta prática já que as águas chegam a 25 metros.

 

Forte de Santo Inácio de Loyola – Às margens da Praia Boca da Barra e também conhecido como Forte de Tamandaré, é Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco e foi construído no final do século XIIX com o intuito de proteger o porto dos ataques dos holandeses e, no século XIX serviu também como prisão na Guerra dos Cabanos.

 

APA Costa dos Corais e de Guadalupe – Uma das coisas mais legais de visitar uma Área de Proteção Ambiental é ter certeza de que você está tendo acesso à natureza de forma respeitosa e sustentável.

A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação marinha do Brasil, em uma área de 413.563 hectares, com 135 km de costa e manguezais que são habitats de inúmeras espécies ameaçadas de extinção como a baleia jubarte, baleia da corcova, peixe-boi, tartaruga verde e muitos outros.

Já a APA de Guadalupe, formada pelos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros, possui ecossistemas de mata atlântica, restinga, manguezal, ambientes marinhos, praias, dunas e até formações savânicas. Definitivamente, vale a visita!

Inclua também na sua programação:

  • Navegar de bote pelo Rio Ariquindá, com mangue em toda a sua margem;
  • Ilha de Santo Aleixo, onde só é possível ir com a maré baixa;
  • Apreciar as águas verdinhas do mar do ponto mais alto de Tamandaré, o Morro do Oitizeiro.
  • Passeios de barco (catamarã ou lancha particular) oferecidos por agências como a Catamarã Tours, Manguezal Ecoturismo ou Rota dos Carneiros Passeios.

Gastronomia e agito no eixo Tamandaré-Carneiros

Opções de onde comer é que não faltam por ali, de bares mais simples à quiosques badalados que oferecem delícias da gastronomia local, especialmente frutos do mar. Já quem procura agito à noite, o máximo que vai encontrar são bares com música ao vivo.

Onde comer na Praia dos Carneiros - Beijupirá

Quando ir para a Praia dos Carneiros

O bom do Nordeste é que faz calor o ano todo, fazendo com quem qualquer mês seja bom, mas a época ideal para visitar Tamandaré é entre outubro e janeiro, por ser o período com menor índice de chuvas, o que garante que águas fiquem verdinhas e cristalinas. Evite julho, o mês mais chuvoso.

Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco

Dicas extras

  • Se tiver bastante dias para aproveitar o Nordeste, vale incluir no roteiro Maragogi e Porto de Galinhas, que ficam pertinho.
  • Chegar de carro na praia dos Carneiros é fácil mas tem uma parte chata: é preciso pagar estacionamento e/ou consumação mínima nos bares pé na areia. A única opção de não pagar é deixar o carro na Praia Tamandaré e terminar de chegar caminhando pela areia.

Gostou das dicas? Se você já foi, comente o que mais gostou. Se ainda não foi, está esperando o quê??

Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!

• Comentário no Blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

Posts Relacionados