O melhor da Chapada dos Veadeiros

25 maio, 2018
Autor: Redação

A Chapada dos Veadeiros é o tipo de destino que é obrigatório para apaixonados por cachoeiras de águas cristalinas, paisagens de tirar o fôlego e trilhas de todos os tipos. São tantas atrações imperdíveis que, a menos que você vá para ficar um mês, é impossível conhecer tudo em uma única visita.

Selecionamos o que a Chapada tem de melhor e todas as dicas para que você só se preocupe em curtir esse lugar mágico.

Chapada dos Veadeiros

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, é um dos mais antigos e diversos ecossistemas tropicais do mundo. São mais de 65 mil hectares, que abrangem 9 cidades, sendo a mais importante Alto Paraíso e seu distrito de São Jorge (as outras são Cavalcante, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina). Ali, estão uma diversidade enorme de cachoeiras, trilhas, fauna e flora, que proporcionam ao viajante uma experiência de verdadeiro e intenso contato com a natureza.

Uma curiosidade é que a Chapada é uma área que fica em bem cima de uma imensa placa de cristal de quartzo rosa, no mesmo paralelo de Macchu Picchu e, dizem que se vista do espaço, a região é brilhante. Isso também faz com que o lugar atraia uma energia cósmica e seja considerado o maior destino místico brasileiro – Alto Paraíso, inclusive, é considerada a capital do misticismo do Brasil e, por quem acredita, ponto de encontro com extraterrestres.

Para aproveitar o passeio ao máximo, é recomendado ficar hospedado em Alto Paraíso, em seu distrito São Jorge ou em Cavalcante, onde estão a maior parte das atrações e também onde a estrutura turística é melhor. Para chegar até lá, o aeroporto mais próximo é o de Brasília que, há 250 Km pela GO-118, que é a maior cidade próxima. A estrada é pista única, boa e bem sinalizada. Também dá para ir de ônibus (Viação Real Expresso), partindo da rodoviária de Brasília. Mas, como as distâncias entre cada passeio são longas, vale muito a pena ir de carro (sai bem mais barato alugar um do que contratar passeios por lá).

Melhores lugares da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Criado com o objetivo de preservar o ecossistema do cerrado de altitude, com grande variedade de animais, especialmente pássaros, formações vegetais únicas, muitas nascentes e rochas com mais de um bilhão de anos. Além da preservação, também há incentivo à pesquisas científicas, educação ambienta e turismo, que movimenta a economia da região.

Dentro do parque há quatro trilhas, de diferentes intensidades, que levam até os atrações do parque:

  • Travessia das Sete Quedas – São quase 24 Km só de ida, de trilhas bastante pesadas que margeiam e cruzam o Rio Preto em alguns pontos. O trajeto pode ser percorrido em 2 ou 3 dias, dependendo do ritmo e das paradas e há área para camping em determinado ponto, com banheiro seco – banho só de rio e cachoeira e sem sabonete. Essa travessia só pode ser feita com agendamento pelo Ecobooking e no período de seca, que vai de junho a outubro.
  • Trilha dos Saltos – Ida e volta somam 11 Km (de 4h a 6h de caminhada), de nível moderado-difícil, passando pelo maior garimpo de cristal de quartzo da região durante sua atividade, de 1912 a 1961; Mirante do Salto e Cachoeira do Salto, a atração principal do parque. Ah! Existe uma trilha suspensa, de 230 metros, com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida que vai até as corredeiras do Rio Negro.
  • Trilha dos Cânions – É a trilha que leva até a Cachoeira do Carioca e ao Cânion II, percorrendo 12 Km ida e volta, com dificuldade moderada. No Cânion II, na temporada de chuvas, apenas um dos poços fica aberto para nado, devido ao perigo da força da águas.
  • Trilha da Siriema – De nível facílimo, tem apenas 800m de extensão, é perfeita para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Só vale a pena nas épocas de chuvas, quando e possível banhar-se no córrego rodoviarinha.

Vale da Lua

São 3 piscinas deliciosas para banho. O lugar leva esse nome pois as formações rochosas, ao longo dos anos, foram esculpidas pelas águas do Rio São Miguel de tal forma que o cenário parece ser da lua.

Vale da lua, na Chapada dos Veadeiros

Jardim de Matreya

Localizado bem na estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge, é um dos principais cartões postais da Chapada, onde o visual de vegetação do cerrado melhor se apresenta. São flores, buritis e veredas com montanhas ao fundo. Lindíssimo! Os místicos que moram na região acrediram que o Jardim de Matreya é um campo de força magnética, um lugar sagrado.

Jardim de Matreya, Chapada dos Veadeiros

Sertão Zen

A trilha leva até as nascentes do Rio Macacão, no topo de uma cachoeira com aproximadamente 200m de altura. Todo o trajeto é feito por entre campos de flores de altitude, com um visual pra lá de deslumbrante.

Cachoeiras imperdíveis da Chapada dos Veadeiros

Todas são muito maravilhosas, mas para te ajudar no seu roteiro, listamos em ordem das que valem mais a pena:

  • Catarata dos Couros
  • Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo
  • Cachoeira Santa Bárbara
  • Almécegas I e II
  • Complexo de Cachoeiras do Macaquinho
  • Loquinhas

Cachoeira Santa Bárbara

Balonismo na Chapada dos Veadeiros

Embora praticamente todas as trilhas e cachoeiras te deixem sem fôlego de tanta maravilhosidade diante dos olhos, dificilmente alguma delas conseguirá superar a sensação de apreciar o nascer ou pôr-do-Sol com o cenário da Chapada do alto. Os voos de balão acontecem no período entre outubro e junho, sempre pela manhãzinha ou fim da tarde e podem ser contratados pela Balonismo na Chapada.

Onde comer e se divertir 

Embora as atividades principais aconteçam durante o dia, as cidadezinhas que abrangem a Chapada, especialmente Alto Paraíso e São Jorge, oferecem opções para quem gosta de um agito noturno. As opções giram em torno de restaurantes e barzinhos com música ao vivo e, em épocas específicas, como junho e julho, há quermesses, o famoso Festival Ilumina e o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Em qualquer época, vale a pena dar umas voltinhas pelas principais ruas de São Jorge e Alto Paraíso, que são bem charmosas e descoladas, para ver o movimento e escolher qual barzinho te interessa.

Para comer, tem opções para todos os gostos e bolsos:

  • Restaurante Santo Cerrado, em Vila de São Jorge
  • Lua de São Jorge, em São Jorge
  • Jambalaya, em Alto Paraíso
  • Rancho do Waldomiro, em Alto Paraíso
  • Zu’s Bistrô, em Alto Paraíso

Melhor época para ir a Chapada dos Veadeiros

Bom, se você chegou até aqui, já deu para perceber que é na época de seca que dá para aproveitar melhor o passeio, né? Sem chuva dá para visitar todas as atrações e com mais segurança também. Além disso, é no período entre abril e agosto que a temperatura é mais amena (durante o dia a média é de 26ºC), fazendo com que você consiga curtir o passeio sem sofrer com o calor. Já à noite, prepare o agasalho, porque faz bastante frio.

Catarata dos Couros

Melhores opções de hospedagem em Alto Paraíso de Goiás e Vila São Jorge

Mirante da Janela

Dicas importantes

  • Leve dinheiro. Embora haja algumas poucas opções de bancos em Alto Paraíso e Cavalcante, é comum que os caixas eletrônicos fiquem sem dinheiro em épocas de grande movimento, como feriados.
  • Se estiver sem carro, não se acanhe em pedir carona. Essa é a vibe do lugar.
  • A média do preço cobrado para acessar as cachoeiras é R$20, mas vale tentar negociar, especialmente se estiver em grupos grandes.
  • Tome vacina contra a febre amarela antes de ir.
  • Respeite as sinalizações de perigo das cachoeiras.
  • Respeite a natureza e leve sacolas para recolher seu lixo (e o que não é seu também) pelas trilhas.
  • É comum encontrar cobras e aranhas (natureza, né?) pelas trilhas do cerrado, então, fique atento.

Incrível, né? Para desfrutar tudo o que a Chapada dos Veadeiros tem de bom você vai precisar de muitas idas pra lá. Então, está esperando o que?

Veja outros destinos com trilhas e cachoeiras no Brasil

Tags: , ,
Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!

• Comentário no Blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

Posts Relacionados