Doha, no Qatar: O que fazer, quando ir e os principais pontos turísticos!

22 junho, 2018
Autor: Redação

Como muitos já sabem, o Qatar será o país que sediará a Copa do Mundo FIFA de 2022, com todo esse clima futebolístico, decidimos pesquisar mais a fundo sobre o lugar. Foi aí que simplesmente nos apaixonamos por Doha, a capital e a cidade mais populosa do país.

E por que não planejar uma viagem para esse lugar tão diferente? Por aqui separamos todas as dicas essenciais para você colocar o destino como prioridade nas suas férias. Entre aqui e acompanhe!

Doha, a capital do Catar ou Qatar, está localizada às margens do Golfo Pérsico, na costa leste dos Emirados Árabes, no Oriente Médio. Fazendo parte de um dos países mais ricos do mundo, devido à exportação do petróleo, é em Doha que está as principais empresas do mineral de todo o país.

Sua cultura e principalmente a religião, são muito interessantes. Sendo um país de maioria islâmica, suas restrições são altamente rigorosas, até mesmo com os turistas. Por exemplo, homens locais devem vestir um traje típico, com uma túnica branca, turbante e chinelo, já as mulheres devem estar sempre vestidas com burcas pretas cobrindo da cabeça aos pés. Além disso, os homens (apenas eles) são polígamos, e estão sempre acompanhados por suas mulheres. Os muçulmanos também devem atender a cinco chamados de oração por dia, muitas vezes são realizados livremente. Portanto turistas e moradores locais de outras religiões vivem de perto os costumes do islamismo no Qatar. Vale lembrar também, que eles costumam ser ariscos e mais fechados, portanto não pense que é algo pessoal ou por falta de educação, mas sim, parte dos costumes.

Além de toda essa rica cultura, Doha também oferece uma grande variedade de comidas deliciosas, praias lindas, dunas de areia, sol e calor praticamente o ano inteiro.

Principais pontos turísticos de Doha:

Cidade e Forte de Al Zubarah: Mesmo estando aproximadamente 100 km de Doha, essa é uma visita essencial e muito especial. O lugar que foi nomeado como Patrimônios da Humanidade pela Unesco, é atualmente o único remanescente de uma cidade mercante de pérolas árabes, além de ser um dos milhares sítios arqueológicos e patrimoniais do país.

Souq Waqif: Nomeado como centro social de Doha, esse souq – mercado tradicional ou uma feira periódica – é um dos mais importantes da cidade. Por lá, encontramos roupas tradicionais, artesanatos, especiarias e até souvenirs. Além de diversos restaurantes e salões Shisha – lugar próprio para fumar narguilé.

Museu de Arte Islâmica: Localizado em uma ilha própria, fora do Corniche, com uma extensa paisagem natural, o museu que foi construído no formato de uma fortaleza pós-moderna, possui a maior coleção de arte islâmica do mundo, com um acervo coletado de três continentes diferentes. Por lá podemos observar de perto diversas coletâneas com mosaicos turcos, esculturas, tapetes persas e muito mais. Vale à pena!!!

Corniche: Um calçadão à beira-mar, com paisagens naturais e uma arquitetura super moderna. De lá é possível observar o horizonte de Doha ao longo da baía, os enormes arranha-céus, restaurantes, lojas, além de poder praticar diversos tipos de esportes como caminhada, corrida ou bicicleta por exemplo.

The Pearl: Uma ilha artificial com aproximadamente 4 milhões de metros quadrados, que acomoda hotéis, residências, marina, bares, restaurantes e lojas. É um lugar moderno à beira mar, perfeito para passear!

Centro Cultural Islâmico: Uma réplica da Grande Mesquita de Al-Mutawwakil, no Iraque, o Centro Cultural Islâmico, que também é conhecido como FANAR, é uma das construções mais famosas de Doha, pois oferece uma grande introdução ao Islã, por meio de exposições, aulas e workshops.

Deserto: Um pouco afastado da cidade, está uma das paisagens mais bonitas de Doha, quando o mar vai de encontro com as areias do deserto. O passeio é feito através de um safari em jipes 4×4. Além de um lugar deslumbrante, lá encontramos também diversas tendas no estilo beduíno, é uma experiência única.

Atividades:

A cidade simplesmente não para, muito comparada com Dubai, Doha oferece atividades para todos os tipos de turistas, de qualquer idade, veja só alguns exemplo:

  • Andar de camelo pelas dunas;
  • Passear de trenó pelas areias;
  • Explorar cavernas;
  • Curtir as praias;
  • Praticar kitesurf;
  • Fazer um safari no deserto;
  • Mergulhar;
  • Pular de paraquedas;
  • Andar pelos enormes e luxuosos shoppings;
  • Assistir a eventos esportivos;
  • Um cruzeiro para o Corniche;
  • Conhecer a vida noturna de Doha, que é pra lá de animada.

Quando ir à Doha?

O clima de Doha é favorável o ano inteiro, a temperatura mínima de lá é em média de 20ºC, com sol praticamente o ano inteiro. Porém para pegar uma época perfeita, os melhores meses são entre janeiro a maio ou outubro a dezembro. De junho a setembro não é recomendado, devido ao calor em excesso e as más condições atmosféricas.

Onde ficar:

Como chegar?

Há vôos direto do Brasil até Doha, o melhor de tudo é que são feitos através da empresa Qatar Airways, considerada a melhor companhia aérea do mundo. São 14 horas de vôo com muito conforto e serviço de primeira.

É importante saber…

  • O consumo de drogas e álcool é expressamente proibida no país, pela lei islâmica, é importante respeitar;
  • Qatar é um dos países mais seguros do mundo, portanto segurança não será uma preocupação nessa viagem;
  • O visto para entrar no país não é rigoroso, além disso, brasileiros conseguem tirar o “visa on arrival” – visto ao chegar no país – por um período de um mês. Porém, na imigração, você terá que apresentar sua passagem de volta ao Brasil e um comprovante de hospedagem;
  • A língua oficial do país é o Árabe;
  • Rial Catari é a moda;
  • No Qatar, uma das comidas mais tradicionais é o camelo assado, portanto vale à pena experimentar;
  • Devido à cultura, evite roupas muito decotadas e curtas, principalmente em museus e centros religiosos, já que sua entrada pode ser recusada.

Estamos com as malas prontas. E se você já esteve em Doha, ou em outra cidade do Qatar, compartilhe com a gente a sua experiência e algumas dicas!

 

Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!

• Comentário no Blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

Posts Relacionados