BURNING MAN

24 maio, 2016

O que é: Criado em 1986 por Larry Harvey, em Baker Beach, São Francisco, o festival Burning Man ganhou proporções gigantescas com o tempo e em 1990 mudou para o Black Rock Desert. Durante 10 dias, uma cidade enorme é construída do nada no meio de deserto e cerca de 60 mil pessoas têm a oportunidade de ver, interagir, sentir e refletir . É um experimento social de arte, comunidade, auto-expressão e autossuficiência.

O conceito: A ideia toda do Burning Man é criar uma ~sociedade alternativa~, mesmo que só por alguns dias, permitindo assim que as pessoas vivam essa utopia durante uma semana do ano. Para esse período, foram definidos 10 princípios para guiar a interação das pessoas com a cidade e uma com as outras:

1. Auto Expressão Radical: Liberdade para ser você mesmo.

2. Autoconfiança: você é responsável por você mesmo, mentalmente e fisicamente. O Burning Man encoraja o indivíduo a descobrir, exercitar e confiar nos próprios recursos internos.

3. De-comoditização: esqueça do dinheiro, não tem nada para comprar. Buscamos substituir o consumo por experiências participativas e preservar o espírito de presentear.

4. Não deixe rastros: de pó ao pó, deixe apenas pegadas. Depois do evento, o deserto tem que estar exatamente nas mesmas condições em que estava antes, como se nada tivesse acontecido.

5. Participação: Não existem espectadores. Todos são incentivados a trabalhar, ajudar, criar algo, se divertir, e divertir o próximo. Participar, não observar.

6. Inclusão radical: Todos são bem vindos, todas as raças, todos os gêneros, todas as ideologias, todas as idades.

7. Presentear: Todos são incentivados a doar ou presentear as pessoas com o que cada um puder sem esperar nada em troca: comida, bebida, arte, música, itens de sobrevivência, aulas de yoga, aconselhamento, um abraço. Vale tudo!

8. Co-operação: Juntos somos mais fortes. Uma das coisas mais valorizadas é a cooperação criativa e a colaboração.

9. Comunidade: Uma família de indivíduos, nós cuidamos uns dos outros. Sendo uma grande comunidade, é preciso respeitar o próximo e as regras de segurança e boa convivência. Responsabilidade civil também significa que todas as leis do mundo “real” também se aplicam ao Burning Man.

10. Imediatismo: Faça o agora valer, esteja aqui agora

RT_burning_man2_ml_150903

Entrada do festival Burning Man

estrutura-burning-man_017

Uma das principais instalações do Festival Burning Man

burning3

Área de “relaxamento” e convivência dos Burners.

Quando: Nos últimos anos o evento aconteceu na mesma semana, tendo início na última segunda-feira de Agosto e terminando na primeira segunda de Setembro, que coincide com o feriado do dia do trabalho nos Estados Unidos.

Onde: No deserto de Black Rock, no Estado americano de Nevada, onde cerca de 70 mil pessoas se reúnem para criar a cidade temporária de Black Rock City, e durante uma semana se dedicam a todos os tipos de experimentações envolvendo arte, música e cultura em geral.

Como funciona: A organização do evento define as ruas, mas habitá-las é tarefa dos burners (como são chamados todos os participantes do festival). Ao chegar em Black Rock City, uma vez que você para o seu carro, ali ele ficará estacionado até o final da semana. A locomoção é feita somente à pé, de bicicleta ou a bordo dos exóticos “carros alegóricos” que são criados especificamente para o evento. Você deve comprar seu ingresso, e levar todos os suprimentos que você necessita para ficar 1 semana no deserto de Black Rock durante o festival – não apenas roupas e itens de higiene pessoal, mas também itens de acampamento, máscara respiratória (extremamente recomendado) e óculos de proteção para tempestades de areia. Água é o mais importante, não vamos esquecer que tudo isso se passa no deserto. Água para beber, tomar banho, escovar o dente, lavar roupa, ou seja, MUITA ÁGUA.

how-techies-can-still-communicate-with-each-other-while-theyre-without-internet-at-burning-man

As cores fazem contraste com o céu azul do deserto.

the-over-the-top-costumes-at-burning-man-are-beyond-wild-and-crazy

Adereços e fantasias são super bem-vindos no intuito de criar a atmosfera lúdica do Festival.

veiculos-burning-man_028

Carros feitos especificamente para locomoção durante o Festival Burning Man.

Como chegar: De Reno pegue a Highway I-80 por aproximadamente 48km. Pegue a saída 43 para Wadsworth/Pyramid Lake, Highway 447. Dirija 1,6km para Wadsworth, vire a esquerda e continue dirigindo ao norte na Highway 447. São 120km para Empire, Nevada, onde você poderá encontrar gasolina e suprimentos. Continue 4,8km para Gerlach, onde também tem gasolina. De Gerlach dirija a noroeste 1,6km até uma bifurcação, pegue o lado da direita da Highway 34 e ande mais 4,8km até a entrada para o Burning Man. Serviços pré pagos de vans saem de Reno e San Francisco

Hybycozo

Instalações que ganham vida à luz da noite.

firmament_Rand_Larson_Burning_Man_2016

Um dos milhares de momentos que parecem “ilusão”.

BM-03

Aproximadamente 60 mil pessoas vão ao Festival todos os anos.

 Burning man Ta por onde

Interação dos burners.

Preço: O ingresso custa US$ 380, e dá direito a permanência durante todo o evento. Dependendo da antecedência com que é adquirido, pode se pagar mais barato. Programe-se!  O gasto total com equipamento de camping, água e comida variam bastante, dependendo do tamanho da sua barraca e quantidade de utensílios e alimentos.

Valor:  Participar de um dos maiores festivais do mundo, ao redor de pessoas extremamente prestativas e positivas, apreciar as instalações de arte mais exóticas que existem, esquecer que existe dinheiro por uma semana, ouvir sons que você nunca ouviu, falar com pessoas que você nunca imaginou conversar e voltar com a mochila lotada de histórias e experiências para dividir com os seus amigos, realmente não tem preço.

 

#enjoy #getthemoment #taporonde

Newsletter Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente todas as novidades do blog!

• Comentário no Blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

Posts Relacionados